Tudo que você precisa saber sobre Cooperativa Habitacional antes de investir em imóveis

Cooperativa Habitacional | 15 de Fevereiro de 2019

Grandes investimentos, como a aquisição de um imóvel, podem parecer especialmente complicados para o brasileiro, comprovadamente um povo com dificuldades para poupar dinheiro – um estudo do Banco Central mostrou que no último ano, quase 70% dos brasileiros não pouparam nada¹. Ainda que os imóveis sejam uma das mais tradicionais e lucrativas formas de investimento, há muita desinformação a respeito de como fazê-lo de maneira estruturada e até mesmo de todas as possibilidades disponíveis para investir e adquirir um imóvel.

Por conta disso, é muito comum que o interessado em investir comece optando pelos modelos mais difundidos e tradicionais, como financiamentos bancários ou por meio de incorporadoras. O que muitos não sabem é que existem outras excelentes opções para a aquisição de um imóvel nas quais é possível evitar toda a burocracia e os altos juros que complicam o processo desde a escolha do imóvel até a entrega das chaves. Mas como é possível? Através das cooperativas habitacionais.

O que é Cooperativa Habitacional?

Uma cooperativa nada mais é que a união de pessoas com um objetivo em comum, visando facilitar a execução dessa meta. No caso das cooperativas habitacionais, trata-se da associação para construção de um empreendimento imobiliário. Para tanto, os cooperados investem seus recursos, por meio de contribuições mensais, sem intermediários e sem objetivo de lucro, o que permite a simplificação da aquisição, a não existência de juros e a transparência na construção e entrega dos imóveis.

É importante destacar que as cooperativas habitacionais podem desenvolver empreendimentos de médio e até alto padrão em excelentes localizações.

Quais as vantagens da Cooperativa Habitacional?

  1. Como as cooperativas autofinanciadas funcionam por meio da contribuição coletiva e sem agentes externos, o cooperado não depende de bancos e do sistema financeiro de habitação para adquirir seu imóvel, o que traz diversas vantagens, sendo a principal a ausência de juros sobre o valor pago.
     
  2. Outra vantagem da filiação em cooperativas é a redução das burocracias normalmente relacionadas à compra de imóveis, como análise de crédito, comprovação de renda e liberação de recurso de banco. Isso significa que para aderir, o interessado precisa simplesmente estar apto a pagar o plano de custeio do empreendimento.

    [Você deve estar se perguntando: “Mas o que garante que todos os cooperados irão cumprir com as parcelas devidas?” Isso vamos te explicar melhor logo mais quando falarmos da segurança do investimento em cooperativas habitacionais.]
     
  3. A formação de cooperativas também facilita a viabilização das obras a preço de custo, uma vez que a cooperativa habitacional não visa lucro, e sim a construção e entrega de empreendimentos de qualidade.
     
  4. Há ainda mais um ponto a ser destacado, que é a transparência de todo o processo. Por se tratar de um sistema linear (sem hierarquias entre cooperados), qualquer cooperado tem acesso às informações durante todo o período de associação, podendo ter o controle sobre a fatura e os gastos a qualquer momento.
     
  5. E mais: esqueça essa ideia de pagamento do imóvel em 30 anos. Através da cooperativa você tem seu imóvel quitado em bem menos tempo: apenas 8 anos.

Como funciona a Cooperativa Habitacional?

Existem instituições que prestam serviços de assessoria técnica às cooperativas habitacionais, como é o caso do INOCOOPES. Desde a constituição jurídica da cooperativa até a entrega das unidades imobiliárias, a empresa realiza a captação de interessados, o gerenciamento dos projetos, obras e contratos, além da gestão jurídica, administrativa e financeira.

O processo começa com a identificação de um terreno e posterior desenvolvimento do projeto do empreendimento imobiliário. A partir daí, é iniciado o processo de captação de associados, ou seja, pessoas interessadas em investir na construção daquele empreendimento apresentam a documentação necessária para adesão.

Somente ao atingir um número mínimo de cooperados (estabelecido previamente para garantia de viabilidade), as obras são iniciadas, com a devida aprovação de todos os órgãos competentes. Os cooperados podem fazer o acompanhamento do andamento das obras e, à medida que as etapas do empreendimento ficam prontas, são realizadas assembleias de atribuição das unidades, momento no qual os cooperados escolhem sua unidade (via sorteio ou antecipação de parcelas – todos esses detalhes da entrega são apresentados desde o momento da adesão). A escritura do imóvel será lavrada em favor do cooperado ao final da obra, quando todas as unidades estiverem concluídas. A escritura do imóvel será lavrada em favor do cooperado ao final da obra, quando todas as unidades estiverem concluídas.  

Segurança do investimento em cooperativas habitacionais

O sistema de cooperativas existe no Brasil desde 1964. No INOCOOPES, o autofinanciamento é uma realidade desde 1990. De lá para cá 100% dos empreendimentos foram entregues em conformidade com os prazos e custos, graças a alguns fatores como:

  • As obras só são iniciadas com total regularidade junto aos órgãos públicos e com o número mínimo de cooperados com adesão confirmada;
     
  • Há uma gestão eficiente de cobrança via Sistemas de Proteção de Crédito (como SPC e Serasa);
     
  • Caso o cooperado não arque com as parcelas, há a possibilidade de substituição sem comprometimento do fluxo financeiro do empreendimento.

Invista seu dinheiro em imóveis via cooperativa

Cada vez mais pessoas têm visto no modelo de cooperativas habitacionais autofinanciadas a melhor opção para quem quer ter um investimento confiável e com garantia de valorização.

Exemplo disso é o Condomínio Reserva Camburi, da cooperativa Nosso Lar, com unidades de 2 quartos, localização privilegiada em um dos bairros que mais cresce em Vitória-ES e área de lazer exclusiva por torre. Conheça melhor aqui.

Ainda tem dúvidas sobre a cooperativa habitacional? Dá uma olhada no vídeo que separamos para você ou fale com a equipe Inocoopes aqui.