Esqueça tudo que já te disseram sobre cooperativa habitacional!

Cooperativa Habitacional | 18 de Junho de 2019

Qual a sua visão sobre as cooperativas habitacionais? Mesmo sem a sua resposta exata para a pergunta, é bem possível afirmar que ela tenha sido construída, ao menos em um aspecto, com base em algum mito ou senso comum sobre a modalidade.

Isso porque, apesar de não se tratar de uma novidade – as primeiras cooperativas habitacionais iniciaram suas atividades no Brasil ainda na década de 60 –, o fato de não ser uma modalidade de crédito tão popular para a compra de imóveis (como o tradicional financiamento) faz com que as informações sobre ela sejam pouco acessíveis e difíceis de encontrar. Como há pouco embasamento sobre o assunto, geralmente o que se escuta falar sobre as cooperativas habitacionais desconsidera a evolução do modelo ao longo dos anos, a variedade de cooperativas surgidas desde então e, principalmente, o real detalhamento para o funcionamento de todo o processo.

Neste artigo, você vai encontrar uma explicação bem detalhada sobre aquilo que se ouve por aí a respeito das cooperativas habitacionais. O que é verdade e o que é mito, afinal? Entenda a seguir!

  • Não tem juros

VERDADE!

Pode até parecer um caso de “bom demais para ser verdade”, mas não há enganação nessa afirmação. As cooperativas habitacionais são organizações sem fins lucrativos que reúnem pessoas interessadas em adquirir um imóvel, desde a sua construção. Por não envolver bancos nem qualquer outro sistema financeiro, as parcelas a que o cooperado se compromete mensalmente não envolvem juros.

  • Oferece imóveis de baixa qualidade

MITO!

A ideia de que as cooperativas habitacionais somente disponibilizam imóveis de baixa qualidade é antiga e precisa ser atualizada. A chegada do modelo no Brasil realmente esteve associada ao aumento da acessibilidade na compra de imóveis, mas hoje, é possível contar com as cooperativas habitacionais para investir em imóveis de alta qualidade, bem localizados e com ótimas perspectivas de valorização.

Uma das razões para tal evolução é a constituição de instituições especializadas no serviço completo de assessoria às cooperativas habitacionais, que reúnem profissionais capacitados para atuar desde a escolha estratégica do terreno ao projeto arquitetônico e acompanhamento da entrega conforme expectativas. Isso garante a entrega de empreendimentos cada vez mais modernos e funcionais – sinônimos de bons investimentos.

  • Não tem as burocracias comuns do financiamento de imóveis

VERDADE!

Além da ausência de juros, mais uma das vantagens de um modelo sem interferentes (bancos ou sistemas financeiros) como o das cooperativas é a facilitação dos processos. As burocracias são reduzidas por todos os lados, a começar por se tratar de adesão sem comprovação de renda. Para que um interessado se torne um cooperado, basta que ele esteja apto a pagar o plano de custeio do empreendimento, por meio de contribuições combinadas de acordo com diferentes planos, que podem haver: mensais, anuais e entrada e parcela no fim do plano.

  • O modelo é vantajoso somente para quem tem baixa renda

MITO!

Como não há comprovação de renda, há quem pense que as cooperativas habitacionais são uma boa opção somente para quem não possui uma boa reserva financeira ou um histórico de crédito regularizado.  

Porém, como já vimos, as cooperativas habitacionais têm apresentado excelentes opções de investimento para quem deseja imóveis na planta modernos e bem localizados. As oportunidades são vantajosas independentemente da renda familiar ou individual, principalmente porque o cooperado consegue quitar o imóvel em menos tempo que num financiamento e sem ver boa parte do seu investimento sugada pelos altos juros!

  • O imóvel pode ser quitado mais rápido que nos outros modelos de financiamento

VERDADE!

Detalhando melhor o que acabamos de afirmar, as cooperativas habitacionais podem trabalhar com a quitação do imóvel em bem menos tempo que os longos anos comuns aos modelos como o financiamento ou o consórcio – no caso das Cooperativas junto ao INOCOOPES, é possível quitar em apenas 8 anos.

  • Não há segurança na entrega

MITO!

Uma das grandes inseguranças para adquirir imóveis na etapa de construção é sofrer com os possíveis atrasos nas obras. No caso das cooperativas habitacionais, essa segurança está diretamente relacionada à confiança de escolher bem o negócio para entrar. Se você pesquisa bastante e opta pela adesão junto a uma instituição confiável, analisando bem o histórico de entrega das obras no prazo, essa será sua garantia para ter seu imóvel em mãos no prazo esperado, que deve ser informado de forma clara e detalhada anteriormente.

Você sabia? O Inocoopes tem com orgulho o marco de 100% de obras concluídas no prazo desde sua fundação, em 1968, com mais de 41 mil moradias entregues até hoje!

  • Não precisa de alto valor de entrada

VERDADE!

Quando se compara o modelo de financiamento imobiliário e cooperativa habitacional, um dos principais aspectos apontados é a diferença na necessidade de dar uma grande entrada para a compra do imóvel. De fato, as cooperativas habitacionais são bem mais flexíveis quanto à exigência de um aporte inicial. O valor é ajustado conforme a necessidade de cada cliente.

  • É perigoso legalmente

MITO!

As dúvidas sobre os riscos envolvidos à adesão em uma cooperativa habitacional têm relação com duas situações: a primeira é, justamente, a desinformação sobre o seu funcionamento; a segunda é a falta de pesquisa para adentrar em uma cooperativa legalizada e confiável.

Na realidade, o modelo de cooperativas está pautado na transparência, o que garante que todo cooperado possa acompanhar de perto todo o processo até a entrega das chaves, já que se trata de autofinanciamento.

A segurança no funcionamento da cooperativa no que diz respeito às garantias de sustentabilidade de todo o projeto e correto direcionamento dos investimentos para a construção do empreendimento é uma certeza obtida com a adesão junto às instituições sérias que já citamos aqui, devidamente legalizadas, com um bom histórico e transmissão completa das informações.

Se você deseja conhecer o modelo de cooperativas habitacionais de maneira segura e clara, conheça o INOCOOPES, uma instituição com histórico de 100% de entregas no prazo e mais de 41 mil moradias entregues em 50 anos de existência.