"Quem compra terra, não erra"

Dicas para aquisição de imóveis | 18 de Junho de 2019

É antiga a sabedoria popular que afirma que “Quem compra terra, não erra”. Apesar de não ser recente, essa afirmação não deixou de ser verdadeira ao longo dos anos e, inclusive, passou a ser válida para imóveis em geral. É claro que em momentos de instabilidade e crise econômica, como o que estamos atravessando, a atenção deve ser redobrada no momento de investir; no entanto, quando falamos em investimento em imóveis, o início da recuperação da economia e a volta da segurança nos mercados garantem que, quando feito de forma planejada, este investimento continue se apresentando como uma escolha inteligente, confiável e rentável.

Quer entender por que investir em imóveis é uma excelente maneira de aplicar o seu dinheiro?

Acompanhe alguns dos principais motivos!

  • Perspectivas de crescimento

Tanto especialistas quanto as estatísticas do mercado imobiliário indicam que, depois de um período de “esfriamento” das vendas de imóveis causado por um cenário economicamente incerto, o momento posterior, de reaquecimento, é marcado por boas oportunidades para investir, considerando o potencial de valorização.

Com as cooperativas habitacionais, por exemplo, é possível aproveitar o momento para investir num imóvel a preço de custo, sem juros e sem as burocracias comuns do mercado, o que torna o potencial de valorização (ganho) ainda maior.

  • Um patrimônio para você e para a família

Com qual objetivo você pensa em investir em um imóvel? Seja ele qual for, ao adquiri-lo você estará possibilitando a formação de um patrimônio familiar.

A aquisição do imóvel, além de ser muito segura, traz alguns benefícios extras, como:

- Utilizá-lo para aumentar a renda comprovável e a facilidade para aquisição de crédito;

- Garantir estabilidade para os herdeiros;

- Capitalização para posterior aumento de investimento;

- Mantê-lo como investimento, por meio de locação.

  • Segurança para investir

O investimento em imóveis é considerado uma escolha segura tanto pela boa regulamentação do setor quanto pelo fato de que, após a contratação (feita de forma estudada e planejada), o investidor não está suscetível às vulnerabilidades do mercado financeiro.

Quando o investimento é feito com apoio técnico profissional, essa segurança é ainda maior. Na modalidade de aquisição de imóveis através de cooperativa habitacional, a existência de instituições que realizam o apoio completo de todas as etapas garante maior confiabilidade desde a contratação à entrega do imóvel.

  • Investir para valorizar

No mundo dos investimentos, pode-se considerar que os imóveis se enquadram como uma opção de baixo risco e excelente condição de retorno. Este retorno está relacionado ao potencial de valorização do imóvel.

Se o investidor analisa bem os cenários presente e futuro, juntamente ao potencial de crescimento e de valorização da região em que o imóvel está inserido, há alta probabilidade de liquidez e, no caso de venda, do lucro ser muito superior ao inicialmente esperado.

A possível valorização dos imóveis com o tempo é, inclusive, um dos principais diferenciais desse mercado em relação aos outros, como por exemplo o mercado de automóveis. A localização do imóvel e o potencial de desenvolvimento da região são pontos chave para realizar essa análise.

  • Dá para sair do aluguel

Por vezes, muitas pessoas com condições para a compra de um imóvel optam por morar de aluguel, considerando certos aspectos financeiros. No entanto, é indicado realizar uma análise com bastante cuidado, levando em consideração os aspectos aqui já abordados, tais como: a) estabilidade e conforto para a família; b) valorização do bem, que na maioria das vezes não é levada em consideração nos comparativos entre alugar e comprar; c) poder, em alguns casos como na aquisição de imóvel através de cooperativa habitacional, se livrar a curto/médio prazo do aluguel e também das parcelas da aquisição do imóvel próprio.

Deixar de ser um inquilino para ser um proprietário é uma diferença considerável para o bolso e para o conforto e segurança da família.


De maneira geral, o investimento em um imóvel tem uma série de benefícios, mas se trata de um grande passo que precisa ser dado com planejamento. Toda informação é importante, principalmente aquelas obtidas de pessoas de confiança, como amigos e familiares.

O segredo para um bom investimento está em conhecer as possibilidades oferecidas pelas empresas com credibilidade e tradição no mercado, descobrir qual se adapta melhor aos seus objetivos, à sua capacidade financeira e ao que você prioriza em um negócio.

Se a facilidade no processo de aquisição (ou seja, a falta de burocracia), a ausência de juros e um menor tempo para a aquisição/quitação do imóvel são atributos que vão ao encontro das suas expectativas, que tal conhecer o modelo de cooperativas habitacionais?