Investir juntos para a vida a dois

Institucional | 11 de Junho de 2019

Parceria para realizar sonhos: assim é a vida em casal. E quando encontram outros parceiros para ajudar a torná-los realidade, fica muito melhor.

Na história de amor de Enia e Alan, o INOCOOPES tem lugar especial como facilitador para alcançar um desejo antigo: o de adquirir um imóvel próprio. Além de viabilizar a conquista de um lar, para o casal, a adesão ao modelo de cooperativa representou uma solução para problemas até então considerados impossíveis de fugir no momento de comprar um imóvel – mais precisamente a burocracia comumente envolvida, a dificuldade de aliar boa localização a imóveis novos com qualidade na construção e ainda a entrada em uma negociação longa e financeiramente pesada, por conta dos altos juros.

Quando descobriram o funcionamento das cooperativas habitacionais através do INOCOOPES em um bairro no qual sequer haviam considerado ter condições de investir, Enia e Alan não tiveram dúvidas sobre como estariam bem mais próximos do sonho que construíram juntos.

Quem casa, quer casa

Enia relembra com carinho toda a história desde os primeiros pensamentos de adquirir o imóvel próprio, ainda que houvesse muitas dúvidas. O casal, que se conhece há 10 anos, decidiu casar após 3 anos de relacionamento e, a partir daí, iniciaram os planos. “Começamos a procurar apartamentos para comprar, mas não tínhamos muita condição financeira. As opções de financiamento pelo governo envolviam muito tempo para pagar e também não gostamos muito dos apartamentos, que eram muito pequenos”, relembra. As dificuldades se apresentaram logo de início, mas em pouco tempo uma oportunidade apareceu.

Ela veio exatamente no mês em que se casaram, através de um contato feito pelo INOCOOPES por e-mail comunicando o lançamento de um empreendimento em Jardim Camburi. “Quando vi o bairro, achei que não teríamos condições de comprar, pois considerei que o valor do imóvel seria mais caro. Fomos surpreendidos”, contou Enia.

Facilidade em todos os momentos

Além de encontrarem uma oportunidade a preço acessível em um bairro nobre de Vitória, os motivos para se sentirem surpresos estiveram também, conforme explica a cooperada, em diversas outras facilidades pelo caminho: não comprovação de renda, flexibilidade com relação à entrada do imóvel conforme a necessidade e, principalmente, o prazo para quitar seu imóvel.

Segundo Enia, “quando ficamos sabendo que em 7 anos teríamos finalizado os pagamentos, já pensamos em como teríamos um imóvel quitado ainda aos 30 anos de idade. Hoje, é muito gratificante ver que isso realmente está acontecendo”.

Recanto de Camburi: O sonho de morar bem

Quando a adesão ao empreendimento Recanto de Camburi foi efetivada, em 2012, a vida do casal ainda estava se estruturando. Mas hoje, o imóvel se encaixa perfeitamente ao futuro que sonharam juntos.

Isso porque, em outubro de 2018, Enia e Alan deram as boas-vindas ao primeiro filho, com a confiança de terem um lar ideal para criá-lo bem. “Sempre sonhamos em morar num lugar com qualidade de vida melhor. Hoje temos essa segurança e sabemos que nosso filho terá uma boa casa e área de lazer para brincar. Cada centavo investido valeu a pena”, reforça a mãe.

Por conta de tudo que conseguiram alcançar juntos, com a participação do INOCOOPES, o sentimento do casal é de ter recebido um presente no momento em que mais precisavam.

E para quem passa por momentos semelhantes, iniciando a vida a dois, o conselho do casal é simples:

“Foco, fé a atitude. Planejamento é o principal a ser feito. Se for preciso gastar um pouco menos, deixar de fazer alguma coisa para conseguir cumprir o objetivo, faça. Depois, a vitória vem e tudo vale a pena. Para nós, ver de onde saímos e onde chegamos é muito gratificante.”

Há mais de 50 anos, o INOCOOPES se orgulha em participar da realização de sonhos em histórias como essa, proporcionando oportunidades que aliam qualidade à facilidade do início ao fim.