Custos Unitários Básicos (CUB)

Indicador dos custos do setor da Construção Civil

Cub de último mês

0,11%
OUT
2018

O que é o CUB?

Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial.

Tendo em vista a publicação da NBR 12.721-2006, os Custos Unitários Básicos por metro quadrado de construção passarão, a partir de fevereiro/07, a ser calculados tendo como base um lote de insumos mais atualizado, condizentes com os padrões atuais de construção das edificações, além de novos projetos-padrão.

Assim, cumprindo a determinação do artigo 54 da lei 4.591/64, o Sindicon – ES processou o cálculo do CUB/m2 utilizando esta nova metodologia (NBR 12.721 -2006).

A partir de março/2007 (CUB fev/07) serão divulgados, pelo Sindicon – ES, os valores absolutos (R$/m²) dos Custos Unitários Básicos de Construção já de acordo, exclusivamente, com a nova norma publicada pela ANBT (NBR 12.721 – 2006).

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos no Sinduscon – ES, pelo telefone 27 3325.1877, com Cristiane.